Perguntas e Respostas sobre as dores de dente.

1) O que causa dor de dente?

A dor é uma resposta do organismo a algum estímulo ou alteração da normalidade. Serve como um aviso de que algo está errado. Existem várias patologias que podem levar a dor de dente, a mais comum é a cárie dentária. Recessões gengivais, quando a gengiva diminui e aumenta o tamanho do dente, fica exposta a raiz do dente que é geralmente muito sensível. Doenças periodontais, pericoronarites, abcessos, traumas são outros exemplos comuns que podem causar dor.

2) O que fazer para amenizar, diminuir, aliviar, melhorar, curar, parar, tirar a dor de dente? E como fazer?

A primeira coisa a fazer é procurar um dentista. Mais na frente indicaremos aonde tem atendimento de urgência odontológica gratuito e que funciona 24 horas.

Recomendamos fortemente evitar a automedicação. Pode esconder um problema maior e muito provavelmente piorar o seu caso. Um exemplo, você pode ter uma cárie profunda que dói quando bebe água gelada. Ao invés de procurar um dentista, se automedica e a dor desaparece por alguns dias. Depois ela vai voltar com mais intensidade e já será o caso de ter que fazer um canal.

3) É normal dor de dente na gravidez? Dor de dente é sintoma de gravidez?

Dor de dente não é um sintoma e nem é normal durante a gravidez. A dor significa que tem algo errado, devendo a gestante procurar atendimento odontológico. Existe um período da gestação ideal para realizar os tratamentos odontológicos. No entanto, em caso de dor, pode e deve ser feito a urgência.

O que acontece é que as gestantes sofrem algumas alterações hormonais que acabam facilitando por exemplo os sangramentos gengivais. Os enjoos dificultam a higienização correta, o que acaba piorando o sangramento e ocasionando aumento das cavidades cariosas. Além disso, alteram a acidez da boca prejudicando o efeito protetor da saliva.

4) Por que os dentes sisos também chamados de dentiqueiros doem?

O nome científico desse dente é terceiro molar. Eles erupcionam por volta dos 18 anos, por isso é também conhecido como dente do juízo. Como eles são os últimos a nascerem, normalmente não tem espaço suficiente para eles. É muito comum, eles ficarem inclinados ou erupcionar apenas uma parte, a outra fica encoberta pela gengiva. Restos alimentares entram embaixo dessa gengiva e causam uma infecção que vai levar a dor, inchaço e febre.

Outra causa bem comum, é o terceiro molar de cima ficar traumatizando a gengiva inferior. Pacientes relatam que não conseguem fechar a boca.

5) O que fazer para melhorar a dor nos sisos?

Deve procurar um dentista e tentar higienizar o máximo possível. Escovar bem a região, utilizar um enxaguante bucal. Muitas vezes vai necessitar de prescrição antibiótica. Importante ressaltar, siga as recomendações do dentista. Planeje para retirar os dentes se for o caso, pois é comum a dor voltar depois e com maior intensidade.

6) Por que a dor de dente piora a noite?

A dor aumenta a noite, basicamente por dois fatores. Ao deitar, aumenta a pressão sanguínea na cabeça e consequentemente aumenta a pressão dentro do dente, e isso vai realmente causar mais dor. O outro fator está relacionado ao foco, durante o dia estamos preocupados nos afazeres e nem se lembramos do dente. No entanto, à noite, quando vamos relaxar a dor começa a aparecer e você vira as atenções para ela. O que dá a sensação de que aumentou a dor.

7) Por que a dor de dente vai e volta?

A dor é causada por inflamação dentro do dente. Essa inflamação passa por várias fases, no início só vai doer quando tiver algum estimulo (for magoado), depois ele vai doer de forma espontânea, ou seja, sem estimulo. Então nesse período de migração a dor vai e volta. Recomendamos procurar o dentista quando a dor tiver iniciando.

8) Por que a dor de dente causa dor de cabeça?

A dor de dente pode ser uma dor muito forte e irradiar para cabeça. Na verdade, nossa face é inervada por vários nervos que passam uns muito próximos aos outros e alguns tem até área de inervação semelhante. Então é comum a dor irradiar para cabeça.

9) Por que a dor de dente dói o ouvido? Algumas vezes um zumbido?

Devido à proximidade das regiões inervadas, ocorrem dores reflexas. Muito comum, paciente procurar otorrinolaringologista se queixando de dor no ouvido. Geralmente essa dor vai para o ouvido quando o problema acomete os terceiros molares.

10) Por que a dor de dente incha o rosto?

Na verdade, é o processo inflamatório/infeccioso que incha o rosto. O organismo como forma de se proteger do processo inflamatório/infeccioso cria uma vasodilatação (vasos ficam mais espessos) para poder enviar mais células de defesa para combater o processo em evolução e isso ocasiona o aumento do volume.

11) Por que a dor de dente dói tanto? Porque a dor é intensa?

A intensidade, frequência, tipo e característica da dor varia de pessoa para pessoa, de acordo com o tipo de problema. As dores fortes geralmente se devem a problemas nos canais dentários. O canal de um dente é muito pequeno e estreito. Quando há um problema que o tecido tende a inchar, aumentar de volume, dentro do canal não tem espaço para esse aumento de volume, então a pressão vai ser grande e comprimir o nervo daquele dente e ele vai doer bastante.

12) Por que a dor de dente só acontece a noite?

A dor de dente pode acontecer qualquer hora. Durante a noite ela aumenta devido os itens da pergunta 6.

13) O que a dor de dente pode causar?

A dor de dente é uma das piores dores que a pessoa pode sentir. A dor em si é um sintoma, o problema que está causando a dor é que pode causar complicações maiores como infecções severas e risco de vida.

14) O que fazer para dor de dente de canal?

A mesma recomendação básica, procurar um dentista! Acredite, muitas vezes nem analgésicos fortes resolvem. Normalmente, pacientes relatam piora quando bebem água gelada, mas em alguns casos relatam alívio. Pode-se tentar compressas frias, bochechar água morna e compressas quentes. É por tentativa, pode ser até que todos aumentem a dor.

Pode ingerir também algum analgésico ou anti-inflamatório que a pessoa tenha costume de tomar, para evitar ingerir algum medicamento que seja alérgico.

No entanto, deve se procurar um dentista o mais rápido possível. Algum dessas medidas pode e deve aliviar a sua dor. Com certeza, ela voltará pior caso não seja solucionada a causa do problema.

15) Qual a diferença da dor tipo agulhada, tipo choque, pulsante e tipo sensibilidade?

A dor só mostra que tem alguma coisa errada e que você deve procurar atendimento profissional. Essa característica da dor vai servir para ajudar no diagnóstico do dentista. Não tem como por exemplo dizer que toda dor tipo choque é uma carie ou que uma dor pulsante é canal. Até por que para um paciente a dor pode ser sentida como um choque e se colocar o mesmo estímulo para outro paciente ele pode dizer que é uma agulhada.

16) O que fazer para dor de dente próximo a gengiva?

Procurar um dentista! Caprichar na escovação, no fio dental, no enxaguante. Procurar sempre deixar a boca limpa. Evitar se automedicar! Em último caso tomar um analgésico ou ante inflamatório que tenha costume de tomar, para evitar alergias. Sempre procurar atendimento odontológico, pois a dor vai voltar mais intensa.

17) O que é dor de dente reflexa?

É a dor que você sente em um dente que está normal, mas o problema está em outro dente.

18) Dor de dente usando aparelho ortodôntico?

Tratamento ortodôntico é um tratamento eletivo que só deve ser feito após a resolução de todas as patologias. Então a dor que você vai sentir, é uma dor leve a moderada, principalmente no início do tratamento, um dia após a manutenção. Depois você vai se acostumando.

Tire as suas dúvidas com o seu ortodontista e caso sinta algo estranho, entre em contato com ele.

19) É normal sentir dor de dente após restauração?

É normal! Pode acontecer. Chamamos de sensibilidade pós-operatória. Acontece principalmente em dentes com cárie extensa restaurados com resina composta. Informe seu dentista.

Se a dor persistir e até mesmo aumentar, é provável que tenha que fazer canal do dente.

20) É normal sentir dor de dente após canal?

Pode acontecer e é relativamente comum. Durante o tratamento do canal, algumas bactérias podem sair pela raiz do dente e vai gerar um processo inflamatório normal. As vezes assintomático, as vezes doloroso. Muitas vezes o endodontista prescreve medicação para evitar isso.

Em casos de dúvidas, pergunte ao seu endodontista.

21) É normal sentir dor de dente quando morde ou mastiga?

Não! Você deve procurar um dentista. Pode ser desde uma cárie, até algum problema na ATM (articulação temporo mandibular)

22) É normal sentir dor de dente quando deita?

Não! Você tem algum problema bucal, ao deitar aumenta a pressão, por isso a dor. Essa dor vai piorar!

23) É normal sentir dor de dente quando bebe liquido?

Não! Você tem algum problema dentário. Procure um dentista. Essa dor vai aumentar.

24) Sinto dor no dente quebrado, o que faço?

O dente dói por que está quebrado. Tem dentina exposta. Todo estimulo, ele vai responder como dor. Procure um dentista.

25) Sinto dor de dente ao comer doce, o que faço?

Procure um dentista. Pode ser apenas uma sensibilidade, principalmente se for em mais de um dente. Mas pode ser uma cárie. Essa dor pode aumentar.

26) É normal sentir dor no dente que já foi tratado canal?

Não! Todo mundo diz que o dente tratado canal é um dente morto, pois ele não dói. Já foi tirado o nervo dele.

Se foi feito canal recente, menos de 30 dias, ver a pergunta 20.

Se é um dente que foi tratado canal a mais tempo, pode ser problema periodontal (gengiva), pode ser problema dentro do canal (tem que retratar o canal) e pode ser que você tenha mastigado alguma coisa dura que quebrou o dente.

A recomendação é a mesma, procure um dentista para um correto diagnóstico.

OBSERVAÇÃO: EVITEM COMER PIPOCA, FARINHA, RAPADURA em dentes tratados canal, ALTO RISCO DE QUEBRAR.

27) É normal sentir dor no dente de leite?

Não! Leve seu filho (a) ao dentista. Inclusive pode ser necessário fazer o canal do dente de leite.

O dente de leite serve para mastigação, para fala, para estética, para guiar a erupção do dente permanente e para manter o espaço para o dente permanente. Então não dá para simplesmente mandar remover o dente, por que ele é de leite ainda.

28) É normal sentir dor no clareamento?

O clareamento causa sensibilidade, converse com o seu dentista. Tem muitas variáveis a serem conferidas. No entanto, clareamento é um tratamento eletivo que só deve ser feito após a remoção de todas as patologias.

29) Aonde tem atendimento gratuito de urgência odontológico 24 horas?

CEO (centro de especialidades odontológica) – centro

Endereço: Av. Tristão Gonçalves, 233 – Centro, Fortaleza – CE, 60015-000 Telefone(85) 3101-5457

CEO- Joaquim Távora

EndereçoR. Monsenhor Bruno, 2570 – Joaquim Távora (Fortaleza), Fortaleza- CE, 60115-191