Odonto Inn https://odontoinn.com.br Transformando sorrisos e pessoas através de um atendimento humanizado e transparente. Wed, 12 Oct 2022 18:42:38 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Uso de dispositivos para tratamento de apneia do sono precisa de avaliação médica e odontológica https://odontoinn.com.br/uso-de-dispositivos-para-tratamento-de-apneia-do-sono-precisa-de-avaliacao-medica-e-odontologica/ https://odontoinn.com.br/uso-de-dispositivos-para-tratamento-de-apneia-do-sono-precisa-de-avaliacao-medica-e-odontologica/#respond Wed, 12 Oct 2022 18:36:34 +0000 https://odontoinn.com.br/?p=124 Apneia do sono é uma condição clínica na qual há um fechamento da faringe enquanto a pessoa dorme e o uso de aparelhos para seu tratamento necessita de avaliação e prescrição de médico e dentista especialistas em sono

The post Uso de dispositivos para tratamento de apneia do sono precisa de avaliação médica e odontológica first appeared on Odonto Inn.

]]>
Momento Odontologia desta semana responde às dúvidas do ouvinte Henrique Tutini, da cidade de Catanduva, interior do Estado de São Paulo, sobre os prós e os contras do Dispositivo de Avanço Mandibular. Para responder às dúvidas do ouvinte, o convidado é o professor Sérgio Henrique Kiemli Trindade, da disciplina de Otorrinolaringologia do Curso de Medicina da USP em Bauru.  

Antes de falar sobre o Dispositivo de Avanço Mandibular, o professor explica o que é a apneia obstrutiva do sono, condição clínica na qual há um fechamento da faringe enquanto a pessoa dorme, ou seja, fechamento da garganta, quer seja por alterações anatômicas ou por conta de uma queda acentuada do tônus da musculatura da faringe durante o sono. Uma das modalidades de tratamento da apneia do sono são esses aparelhos intraorais para o avanço mandibular e também o CPAP, uma máscara que provê um fluxo de ar positivo para abrir a faringe.

O dispositivo é utilizado em pacientes com apneia obstrutiva do sono e consiste em uma placa de acrílico acoplada na maxila e na mandíbula, que projeta anteriormente a mandíbula e com esse avanço é ativada toda a musculatura do assoalho da boca. Assim há o  tracionamento anterior do osso hioide e da base da língua e abre-se um espaço respiratório posterior aumentando as dimensões da faringe e estabilizando a musculatura que dilata a faringe levando o paciente a respirar melhor.

O CPAP, traduzido da sigla em inglês para Pressão Contínua Positiva na Via Aérea Superior, também é usado para quem tem apneia do sono. É um compressor de ar, em forma de máscara, que pega o ar do meio ambiente e o pressuriza, assim provê um fluxo de compressão positiva na faringe do paciente. “Quando o indivíduo está dormindo e a garganta se fecha, por conta da hipotonia da musculatura ou por questões anatômicas, existe um fluxo de ar positivo, ou seja, se borrifa um ar com pressão positiva e a faringe se abre, o que leva o indivíduo a respirar de forma adequada.” Segundo Trindade, é utilizado com frequência nas síndromes de apneia obstrutiva do sono nas suas formas mais graves e acentuadas. 

Sobre a diferença entre os dois aparelhos, diz o professor, questões técnicas precisam ser analisadas. O aparelho intraoral é confeccionado por um cirurgião-dentista habilitado em Odontologia do Sono e a avaliação deve ser feita em conjunto entre esse profissional e o médico que atua na área de medicina do sono. “Tem que haver considerações adequadas do ponto de vista odontológico para que o paciente possa ser submetido a um tratamento com o dispositivo intraoral e ele tem a vantagem de ser discreto, fica totalmente dentro da boca.” O intraoral é um dispositivo bastante eficaz quando é feita a avaliação por um médico e pelo cirurgião-dentista e é utilizado em diversos graus de intensidade da apneia, desde o ronco primário, o caso mais leve, até a apneia obstrutiva mais grave, quando o paciente não tolera o uso do CPAP.

Já o CPAP tem como vantagem o fato de muitas empresas e clínicas fornecerem o aparelho ao paciente para um teste prévio. Entretanto, o professor lembra que esse aparelho também exige avaliação do médico com atuação em medicina do sono para se excluir outras patologias antes de prescrevê-lo. O CPAP pode ser utilizado desde os casos mais brandos aos casos mais intensos de apneia obstrutiva do sono. “Tradicionalmente utilizamos o CPAP nas apneias do sono nas suas formas mais graves ou moderadas, mas também pode ser utilizado na forma leve quando outras modalidades de tratamento não são possíveis.”

The post Uso de dispositivos para tratamento de apneia do sono precisa de avaliação médica e odontológica first appeared on Odonto Inn.

]]>
https://odontoinn.com.br/uso-de-dispositivos-para-tratamento-de-apneia-do-sono-precisa-de-avaliacao-medica-e-odontologica/feed/ 0
Fendas labiopalatinas acometem cerca de uma a cada 700 crianças nascidas vivas e exigem tratamento multidisciplinar https://odontoinn.com.br/fendas-labiopalatinas-acometem-cerca-de-uma-a-cada-700-criancas-nascidas-vivas-e-exigem-tratamento-multidisciplinar/ https://odontoinn.com.br/fendas-labiopalatinas-acometem-cerca-de-uma-a-cada-700-criancas-nascidas-vivas-e-exigem-tratamento-multidisciplinar/#respond Wed, 12 Oct 2022 18:34:33 +0000 https://odontoinn.com.br/?p=121 A causa da condição não é bem definida, mas em grande parte é por uma falha de emenda de processos da face entre a quarta e a décima semana de gestação e algumas vezes pode estar relacionada a alguma síndrome, mas na imensa maioria das vezes a fenda labiopalatina não tem uma causa definida

The post Fendas labiopalatinas acometem cerca de uma a cada 700 crianças nascidas vivas e exigem tratamento multidisciplinar first appeared on Odonto Inn.

]]>
No Momento Odontologia desta semana o médico Cristiano Tonello, professor do curso de Medicina da USP em Bauru e chefe técnico do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) fala sobre fissuras ou fendas labiopalatinas, popularmente conhecidas como lábio leporino, atendendo pedido de ouvinte do Rio Grande do Norte.

O professor diz que algumas crianças já nascem com essa condição, uma descontinuidade da região do lábio e muitas vezes do céu da boca. A condição pode ser identificada por meio de ultrassom, ainda durante o pré-natal da grávida, e acomete em média uma a cada 700 crianças nascidas vivas, o que pode comprometer, por exemplo, a fala e a estética. 

O professor afirma que, em grande parte das vezes, a condição não tem um componente de hereditariedade ou seja, ela não é herdada dos pais e as orientações para as gestantes são as mesmas que servem para toda grávida: evitar a o uso de álcool e de tabaco, fazer a suplementação com ácido fólico. “A causa não é bem definida, mas em grande parte é por uma falha de fusão, ou seja, uma falha de emenda de processos da face num momento muito precoce ainda na gravidez, entre a quarta e a décima semana de gestação. Algumas vezes pode estar relacionada a alguma síndrome, mas na imensa maioria das vezes a fenda labiopalatina não tem uma causa definida.”

Sobre as consequências na vida da pessoa, Tonello diz que além da questão estética, a abertura na região do lábio traz comprometimento, já no primeiro momento, para o aleitamento materno, com consequências ao longo do tempo relacionadas, principalmente, à fala, à oclusão dos dentes e, algumas vezes, relacionadas também ao crescimento da maxila. “O tratamento é cirúrgico, obviamente, mas todas essas as condições, de comprometimento e consequências, podem ser tratadas e devem ser acompanhadas por uma equipe experiente e multiprofissional.”

Tonello informa que, além da USP em Bauru, por meio do HRAC, que tem quase 60 anos de história no tratamento dessas condições, vários centros no País fazem a cirurgia de reparação e o tratamento para portadores da fenda labiopalatina. Cita, ainda, a Smile Train, instituição filantrópica internacional, com representantes no Brasil, que possibilita a cirurgia reparadora para esses casos e o tratamento multidisciplinar.

The post Fendas labiopalatinas acometem cerca de uma a cada 700 crianças nascidas vivas e exigem tratamento multidisciplinar first appeared on Odonto Inn.

]]>
https://odontoinn.com.br/fendas-labiopalatinas-acometem-cerca-de-uma-a-cada-700-criancas-nascidas-vivas-e-exigem-tratamento-multidisciplinar/feed/ 0
Escovação dental em criança deve ser realizada sempre sob supervisão de um adulto https://odontoinn.com.br/escovacao-dental-em-crianca-deve-ser-realizada-sempre-sob-supervisao-de-um-adulto/ https://odontoinn.com.br/escovacao-dental-em-crianca-deve-ser-realizada-sempre-sob-supervisao-de-um-adulto/#respond Wed, 12 Oct 2022 18:33:57 +0000 https://odontoinn.com.br/?p=119 A quantidade de pasta na escova deve ser bem pequena, de 0 a 3 anos deve corresponder a meio grão de arroz cru, de 3 a 6 anos, de um grão de arroz, e, acima de 6 anos, um grão de ervilha seca, para que a criança não deglute muito dentifrício fluoretado, diz a odontopediatra Alexandra Mussolino de Queiroz

The post Escovação dental em criança deve ser realizada sempre sob supervisão de um adulto first appeared on Odonto Inn.

]]>
Uma dúvida muito comum entre os pais é se o filho pode utilizar creme ou pasta dental indicada para adultos. Quem tira essa dúvida e ainda fala sobre a quantidade deste produto que deve ser utilizada e qual o tipo de escova dental que as crianças devem utilizar nesta edição do Momento Odontologia é a professora Alexandra Mussolino de Queiroz, do Departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP.

A professora alerta que, em qualquer situação, a escovação dental de uma criança deve ser realizada sempre sob supervisão de um adulto. Segundo a professora, a criança pode usar a pasta de dente de adulto que tenha uma concentração de flúor acima de 1.100 ppm (partes por milhão), o que é encontrado na maioria das pastas de dente de adultos. Quanto à quantidade de pasta na escova, a professora diz que deve ser bem pequena, de 0 a 3 anos deve corresponder a meio grão de arroz cru, de 3 a 6 anos, de um grão de arroz, e, acima de 6 anos, um grão de ervilha seca, para que a criança não deglute muito dentifrício fluoretado. Sobre a escolha da escova de dentes para criança, Alexandra diz que ela deve ter tamanho compatível com a cavidade bucal da criança, cerdas macias e uma cabeça arredondada.

Já em relação ao uso de enxaguante bucal, a professora afirma que não deve ser indicado rotineiramente para criança, somente em situações específicas e com orientação do cirurgião-dentista. Como exemplo, Alexandra cita a indicação para criança com alto risco de cárie, para paciente especial, onde a higiene bucal em casa seja muito difícil de ser executada, nas pós-cirurgias odontológicas, durante o processo de cicatrização,  após um traumatismo dentário. “O enxaguante não substitui a escovação dental, com pasta de dente fluoretada e escova de cerdas macias, realizada duas vezes por dia”, conclui.

The post Escovação dental em criança deve ser realizada sempre sob supervisão de um adulto first appeared on Odonto Inn.

]]>
https://odontoinn.com.br/escovacao-dental-em-crianca-deve-ser-realizada-sempre-sob-supervisao-de-um-adulto/feed/ 0